Métodos de tratamento para celulite, modo de alimentação adequada, uso de cremes e remedios como tratamento para celulite ou para combater e ajudar a tratar a celulite. Melhorar o aspecto da celulite com a ajuda de exercícios físicos.


quarta-feira, 16 de julho de 2014

A importância da celulite na sociedade

Quase todas as mulheres têm ou acreditam que têm celulite. Como é mais comum expor o corpo em certas culturas e em países ensolarados como o Brasil, a celulite é de grande preocupação para muitas mulheres e também representa um problema de grande impacto social.
Na cultura globalizada de hoje, bem-estar físico, incluindo o cuidado com a aparência, é altamente valorizado. Deste ponto de vista, é muito importante avaliar o impacto na qualidade de vida de tais problemas estéticos como celulite, rugas e envelhecimento.
O facto de que estes têm um impacto sobre a qualidade de vida é indiretamente mostrado pelo crescente interesse na investigação e tratamento destes problemas, que até recentemente eram considerados de menor importância. Novos estudos envolvendo qualidade de vida irão beneficiar todos aqueles que sofrem, em maior ou menor grau, a partir destes problemas, e será de grande valia para avaliar a necessidade de novas pesquisas científicas para o tratamento destes problemas.
Sarwer et al. publicou uma revisão da literatura que incidiu sobre aspectos psicológicos e sócio-culturais, e sua relação com a aparência física e sua influência sobre a decisão de se submeter a tratamentos cosméticos. O estudo revelou que, em 37 diferentes culturas estudadas, homens e mulheres deram maior prioridade a atração sexual, na escolha de parceiros, do que a aspectos da personalidade, como a independência, estabilidade emocional e maturidade. 
Doenças dermatológicas e problemas cosméticos afetam significativamente a auto-estima. Como os sintomas são visíveis, os efeitos de desconforto e psicoemocionais são frequentemente mais graves do que as alterações físicas causadas pela condição. Assim, torna-se muito importante avaliar e quantificar os parâmetros emocionais e sociais nestas pessoa, a fim de compreender a perturbação que o problema provoca em várias atividades diárias. Isto irá facilitar a avaliação de seguimento e de tratamento, e por conseguinte permitir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. 
A grande importância dada à avaliação da qualidade de vida, em investigação clínica e assistência ao paciente tem levado ao desenvolvimento de questionários elaborados para a coleta de informações dos pacientes sobre o impacto da condição sobre suas vidas quotidianas. Este conhecimento permite que o profissional médico possa observar melhor como a celulite afeta os pacientes fisicamente, psicologicamente e socialmente, e facilita a avaliação dos efeitos sobre a vida dos pacientes.
No caso da celulite, as razões que levam o paciente a procurar tratamento são geralmente aspetos sociais e, por vezes, também emocionais. Estes podem incluir o embaraço causado pela celulite nas relações sociais, afetivas e sexuais, bem como a prevenção de atividades diárias normais, como visitar uma piscina ou ir à praia, praticar esportes, ou expor o corpo durante a intimidade.
Uma série de estudos que tratam de qualidade de vida que têm sido publicados, reconhecem o valor de questionários específicos para doenças dermatológicas, como a psoríase, acne, melasma, dermatite atópica, hiperidrose, e alopecia, entre outras. Estes estudos revelaram a existência de aspetos semelhantes relacionados à qualidade de vida em pacientes de vários países e apontam para o desconforto e o efeito psicoemocional sobre os pacientes.
No entanto, em geral, pouca pesquisa foi feita sobre os aspectos psicológicos, ambientais e sociais das doenças dermatológicas. Além disso, até ao momento, nenhum estudo sobre a qualidade de vida das pessoas atingidas pela celulite foi publicado.
Pacientes que sofrem de doenças de pele não devem ser tratados apenas pelo dano físico causado pela condição. A pele é o órgão mais externo e aparente, e contato com a pele contribui para a formação da estrutura e da personalidade de uma pessoa.